A aposta do Comando Operacional do SANAS Madeira em profissionalizar a instituição e em garantir uma emergência pré-hospitalar de qualidade tem no final deste ano uma nova aposta. A abertura do Corpo Operacional aos profissionais de Enfermagem vem reforçar as equipas das embarcações salva-vidas e garantir uma melhor assistência a quem necessita.
O projeto, segundo o Comandante Angelo Abreu, “começou desde que nos apercebemos que proceder à evacuação de vítimas com doenças que não permitem uma navegação rápida ou em condições de mar que nos obrigam a navegar durante mais tempo era uma grande condicionante para o estado geral da mesma, pelo que queremos garantir um compromisso entre a estabilização do seu estado de saúde e efetuar-se a extração da forma mais rápida possível. Desde o início deste ano que temos vindo a introduzir enfermeiro a bordo das nossas embarcações salva-vidas e a mais valia a bordo é inequívoca! As nossas tripulações são compostas por elementos que possuem cursos de Nadador Salvador, TAT (Tripulante de Ambulância de Transporte) e TAS (Tripulante de Ambulância de Socorro) que já nos permite ter um conhecimento aprofundado a nível de emergência pré-hospitalar. Se somarmos a estes a experiência, a destreza e olhar clínico que não é acessível de outra forma penso que não restam dúvidas sobre o incremento de competências e a garantia de uma ainda melhor qualidade de socorro a todos aqueles que contam conosco. Deixo um desafio a todos os enfermeiros que gostariam de ter uma experiência diferente: estamos a implementar o Núcleo de Enfermagem no SANAS Madeira que pode ser contactado através do e-mail enfermagem@sanasmadeira.pt. Se gostavam de se juntar à nossa causa e missão de Salvaguarda da Vida Humana no Mar escrevam-nos, teremos todos o gosto em contar com todos”.
A integração desta valência nas equipas não só será uma mais valia para a abordagem da vítima no mar como terá o potencial de intervenção medicalizada, sempre em articulação com o Serviço de Emergência Médica Regional.